Política

Plano Safra da Pesca e Aquicultura é lançado na Bahia

Imagem Plano Safra da Pesca e Aquicultura é lançado na Bahia
Deputado José de Arimatéia (PRB) foi responsável pela sessão especial realizada nesta terça-feira  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/03/2013, às 17h39   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual, José de Arimatéia (PRB), lançou na manhã desta terça-feira (26), no Plenário do Parlamento Baiano o Plano Safra da Pesca e Aquicultura no Estado da Bahia. A cerimônia foi realizada em parceria com a Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura no Estado da Bahia (SFPA/BA), Silvia Cerqueira.

Durante o discurso, o deputado ressaltou que o lançamento do programa na Bahia representa um passo importante para fortalecer o estado como potência pesqueira, e lançar definitivamente no mercado como um dos grandes exportadores mundiais de pescado.

“A Bahia possui o maior litoral de todo Brasil e reúne 13 bacias hidrográficas um potencial extraordinário para geração de emprego e renda, através da pesca e aquicultura. O Plano transforma o setor em uma atividade econômica lucrativa”, disse Arimatéia, ressaltando que o programa vai resgatar cerca de 100 mil famílias de pescadores e aquicultores da linha de pobreza.

De acordo com informações do Ministério da Pesca e Aquicultura o programa destina R$ 4,1 bilhões para a expansão da aquicultura, a modernização da pesca e o fortalecimento da indústria e do comércio pesqueiro. A meta é gerar dois milhões de toneladas anuais até 2014.

Na oportunidade, Silvia Cerqueira, parabenizou o Governo Federal pelo diferencial em criar estratégias vinculadas a demandas de investimento, comercialização e infraestrutura produtiva da pesca, e se colocou a disposição para maiores informações do programa. “Essa iniciativa veio para beneficiar a todos, e a superintendência está de portas abertas para fornecer explicações necessárias aos pescadores e marisqueiras da Bahia, inclusive a respeito das linhas de crédito existentes do Plano Safra ”, assegurou.

A Sessão Especial de lançamento foi encerrada com a apresentação do Samba Coral de Pescadores e Marisqueiras da cidade de São Francisco do Conde, que reuniu diversas marisqueiras ao som de músicas que retrataram o cotidiano dos pescadores.

Compuseram a mesa o presidente da Associação de Pescadores e Marisqueiras, Assemelhados e Adjacências de Joanes, Reinaldo Jorge Cirne; deputado estadual, Fabrício Falcão (PCdoB); secretário em exercício da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Reginaldo Silva; o vice-presidente da Federação dos Pescadores e Aquicultores da Bahia, Raimundo Magalhães Costa; representando o presidente, José Carlos Rodrigues; Assessor de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, Jarivaldo Bispo dos Santos e a Representante da Cooperativa de Pescadores da Baía de Todos os Santos (Copesba), Marivalda Silva.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp