Política

Adutora do São Francisco: ministro da Integração elogia prazo de construção

Imagem  Adutora do São Francisco: ministro da Integração elogia prazo de construção
A adutora retira água do São Francisco e, por meio de uma tubulação que se estende por 132 km   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/05/2013, às 05h26   Redação Bocão News (@bocaonews)



Maior obra do programa Água para Todos realizada na Bahia, a Adutora do São Francisco foi inaugurada, hoje (23), às margens da BA-052 (Estrada do Feijão), próximo à cidade de Itaguaçu da Bahia, pelo governador Jaques Wagner e pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. O ministro parabenizou o Estado pelo tempo recorde de conclusão da obra, onde foram investidos R$ 182 milhões para levar água a 210 localidades de 16 municípios baianos.



O governador Jaques Wagner explicou que a obra foi realizada em tempo recorde para suprir a carência de água da população, uma vez que a barragem de Mirorós, que abastece a região, estava com os níveis muito baixos em razão da seca. “Quando percebemos que, com a estiagem, a Barragem de Mirorós entraria em colapso, projetamos essa obra para garantir tranquilidade e segurança hídrica para a população. São 350 mil pessoas que agora têm água nas torneiras todos os dias", disse Wagner.    

A adutora retira água do Rio São Francisco e, por meio de uma tubulação que se estende por 132 quilômetros, a conduz a sete cidades da microrregião de Irecê, que há três anos são afetadas pela seca e pelo racionamento de água. Antes de chegar ao consumidor final, a água passa por 12 estações de bombeamento e uma de tratamento. “Uma obra desse porte, que aguardava há 14 anos, demonstra a sensibilidade do governo federal e do governo da Bahia para os problemas da população”, afirmou o governador. O evento contou com a presença de políticos, autoridades e da população local.


Adutora do São Francisco é inaugurada e Wagner comemora


Matéria publicada dia 23 de maio às 14h42

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp