Política

Vereadora dispara contra camarotes no carnaval

Imagem Vereadora dispara contra camarotes no carnaval
Cláudio Tinoco também foi alvo das críticas de Ana Rita Tavares  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 19/08/2013, às 09h50   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Cláudio Tinoco (DEM), ex-presidente da Saltur, apresenta nesta segunda-feira (19) para a Comissão Especial do Carnaval de Salvador as propostas de reforma da composição do Conselho do Carnaval (ComCar). O assunto gera polêmica e encontrou na vereadora Ana Rita Tavares uma algoz. Por meio de nota ela disparou contra o relatório de Tinoco.

Na última sexta-feira (16), a vereadora entrou com pedido de impugnação de algumas proposições para a alteração do órgão gestor da festa momesca. A vereadora contesta a substituição da representação da Federação dos Clubes Sociais pela Associação Baiana dos Camarotes, proposta pelo democrata. “Os camarotes não são considerados um segmento carnavalesco, mas exclusivamente empresarial, cuja finalidade precípua é a obtenção do lucro. Isso é uma afronta à democracia”, destaca no documento.

Ela lembrou que diversas representações já foram protocoladas no Ministério Público da Bahia contra os camaroteiros. “Esse segmento capitalista selvagem quer, a todo custo, destruir o carnaval de participação popular para transformá-lo numa micareta fora de época, reduzindo o carnaval de Salvador apenas para turistas que podem pagar o preço do privilégio”.

A vereadora também advertiu que a Comissão Especial do Carnaval é temporária e não tem caráter deliberativo, o que destitui o relatório de Tinoco. “Quem tem o poder de decidir em acatar ou não o que indica o relatório é a Câmara”, explicou. 

O pedido de impugnação de Ana Rita Tavares foi feito após oito associações, representantes de mais de 100 entidades carnavalescas, distribuírem, na última sexta-feira (16), uma carta aberta aos vereadores apelando que alguma intervenção fosse feita para impedir a concretização do relatório final do evento “Panorama do Carnaval”, realizado em maio deste ano. O relatório foi divulgado por Tinoco no dia 16 para que outras partes apresentassem emendas ao Artigo 260 da Lei Orgânica do Município, que se refere à composição do ComCar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp