Política

Deputado pede ajuda ao governador para votar projeto na Alba

Imagem Deputado pede ajuda ao governador para votar projeto na Alba
Matéria que solicita a devolução dos mandatos para os parlamentares cassados durante a ditadura militar ainda tramita na Casa  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/10/2013, às 07h49   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

A dificuldade em votar projetos oriundos de deputados na Assembleia Legislativa da Bahia é constante. Muitos parlamentares cobram da presidência da Casa a investida, mas ainda há divergência neste sentido. Diante da situação, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) buscou outra alternativa: pedir ao governador Jaques Wagner a intervenção.

Nesta quarta-feira (23), o parlamentar levou ao chefe do Executivo o projeto de resolução que solicita a devolução dos mandatos para os parlamentares cassados durante a ditadura militar, de autoria do petista. De acordo com Galo, o governador disse não entender por que o projeto ainda não foi votado. “Ele gostou muito da proposta e disse não saber por que um projeto com essa grande importância ainda não foi votado na Casa”.

Ainda de acordo com Galo, Wagner se comprometeu em dar uma “forcinha” para que a matéria entre na pauta de votação. O projeto está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça desde o dia 29 de setembro.

Dificuldades - Já o presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT), afirma que o problema em votar projetos de deputados é outro. No mês de abril, o pedetista não poupou esforços para tentar garantir que, pelo menos, 30 projetos de lei de autoria parlamentar fossem votados por mês. Questionado sobre a investida, Nilo disse ter desistido. “Todas as vezes que os deputados tentavam chegar a um acordo, eles mesmos desistiam. Então não vou mais ficar cobrando de um ou de outro”.

A questão pode ser mais complexa e que envolva a vaidade dos parlamentares. “Nenhum deputado vai querer ficar quatro horas em plenário para votar projeto do outro”, disse um deles que não quis se identificar.


Publicada no dia 23 de outubro de 2013, às  15h55

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp