Política

Oposição na Alba indica Gaban para disputar vaga do TCE com Zezéu

Publicado em 27/05/2014, às 09h08   Luiz Fernando Lima e David Mendes


FacebookTwitterWhatsApp

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) indicou, por unanimidade, o nome do deputado Carlos Gaban (DEM) para disputar umas das vagas do Tribunal de Contas do Estado (TCE) com o deputado federal Zezéu Ribeiro (PT), nome indicado pelo governador Jaques Wagner (PT).  

Como a vaga pertence ao Legislativo baiano, os oposicionistas acusaram o líder baiano de interferir em assuntos que são de responsabilidade do parlamento, já que a indicação é dos deputados.

Em conversa com a imprensa após o registro do nome de Gaban, o líder dos contrários, Elmar Nascimento (DEM), afirmou que não seria nada contra a indicação de Zezéu, mas apenas mentém posição, já que considera uma “demagogia” a interferência do chefe do Executivo.

Segundo o parlamentar, Gaban é especializado no exame de contas públicas e já foi presidente da Casa, onde teve todas as suas contas aprovadas, e ainda preenche todos os requisitos estabelecidos para o preenchimento da vaga na Corte de contas do Estado.

Já a indicação do deputado estadual João Bonfim (PDT) para a outra vaga do TCE, que também pertence ao Legislativo, recebeu aval dos oposicionistas. 
Com relação a indicação do deputado federal Mário Negromonte (PP) para a vaga no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), a bancada oposicionista liberou os deputados para votarem conforme suas próprias análises. 
Para registro de candidatura são necessárias, no mínimo, 13 assinaturas. Gaban contou com 17 rubricas, Zezéu teve 29 assinaturas e Bonfim 41 apoios. No total, são precisos 32 votos – maioria absoluta – para que a indicação seja aprovada e o indicado sente na cadeira.

Informações do repórter Luiz Fernando Lima.

Leia mais:


TCE e TCM: governo fecha a lista. Oposição quer testar “fidelidade” da base

Deputados da base e da oposição demonstram indignação com Wagner

Após críticas, Wagner desiste de encontro com aliados na Assembleia Legislativa

N
ota originalmente postada às 18h do dia 26

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp