Política

Deputada quer alterar limites municipais na Bacia do Rio Grande, oeste baiano

Imagem Deputada quer alterar limites municipais na Bacia do Rio Grande, oeste baiano
Para Kelly Magalhães, Barreiras sofre perdas significativas com lei aprovada no ano passado  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/10/2014, às 08h02   Redação Bocão News (Twitter: @BocaoNews)


FacebookTwitterWhatsApp

A deputada Kelly Magalhães (PCdoB) defende o projeto de lei que pretende alterar os limites de alguns dos municípios que compõem o Território de Identidade do Rio Grande, no oeste baiano. A comunista afirma ter constatado prejuízos para Barreiras, pólo regional do Oeste da Bahia, "que já sofrera significativa perda quando ocorreu a emancipação do seu maior distrito, o antigo Mimoso do Oeste, hoje Luís Eduardo Magalhães".
Para corrigir os danos acarretados a Barreiras, a parlamentar apresentou à Secretaria Geral da Mesa do Legislativo um projeto de lei que altera a situação atual, determinada pela lei estadual 12.906, de 24 de setembro do ano passado. A matéria, que já está em tramitação, é o Projeto de Lei 20.944/2014, que revoga parte da lei anterior, exatamente o artigo primeiro da Lei nº 12.906, parágrafo 3º, item V e parágrafo 9º, item I. A deputada do PCdoB observou que essa matéria tramitou na Assembleia Legislativa, mas considera que os debates foram insuficientes para a complexidade dos temas tratados, pois objetivava especialmente a atualizar os limites dos municípios que integram o Território de Identidade da Bacia do Rio Grande. A aprovação aconteceu, a seu ver, sem que fosse levado em conta os prejuízos que viria causar.
“Com a aplicação dessa lei, ficou claro que os seus efeitos são danosos ao município de Barreiras, que já perdeu a maior parte da sua economia para a cidade de Luís Eduardo Magalhães, onde estão as maiores fazendas produtoras do agronegócio, e assim o empobrecimento de Barreiras não interessa ao Estado”, disse Kelly. 
A situação, segundo a deputada, é "insuportável para um município do porte, importância, população e carências de Barreiras". A comunista aponta que agora é preciso agir “com rapidez e serenidade, para revogar do artigo 1º os parágrafos 3º e 9º, bem como os itens V e I que se referem as áreas divisórias entre os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, da lei 12.906, para propiciar o desenvolvimento da cidade polo do oeste baiano”.   

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp