Política

Assédio na Caixa: Mourão cobra apuração de denúncias contra presidente do banco

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Funcionárias da Caixa denunciaram presidente da Caixa, Pedro Guimarães, por assédio sexual  |   Bnews - Divulgação Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 29/06/2022, às 11h17 - Atualizado às 11h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão (Republicanos) foi a público cobrar apuração sobre as denúncias de assédio sexual feita por funcionárias da Caixa Econômica Federal contra o presidente do banco estatal, Pedro Guimarães. O caso foi revelado pelo portal Metrópoles, que também denunciou uma série de descontroles e assédios morais cometidos por Pedro Guimarães, que foi cotado para ser candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro para as próximas eleições presidenciais.

Pelo menos cinco delas, em condição de anonimato, concederam entrevistas ao site Metrópoles. Na oportunidade, disseram que se sentiram abusadas por Pedro Guimarães em diferentes ocasiões, sempre durante compromissos de trabalho.

As mulheres relatam toques íntimos não autorizados, abordagens inadequadas e convites incompatíveis com o que deveria ser o normal na relação entre o ele e funcionárias sob seu comando.

Os testemunhos estão relacionados a viagens realizadas por Pedro Guimarães como parte do programa Caixa Mais Brasil, criado por ele para descentralizar a gestão e dar mais visibilidade ao banco pelo país afora. O caso é investigado pelo Ministério Público Federal (MPF).

“Que seja apurado a veracidade”, disse Mourão ao colunista Igor Gadelha, ponderando que não comentaria o teor das denúncias.

Presidente da Caixa desde o primeiro dia do governo, Pedro Guimarães deve deixar o banco nesta quarta-feira (29), de acordo com assessores de Jair Bolsonaro. A informação foi publicada pelo colunista Lauro Jardim, de O Globo. De acordo com o colunista, o presidente da Caixa e Jair Bolsonaro (PL) conversaram na noite de terça (28) e a decisão foi tomada. As informações iniciais dão conta de que Guimarães pedirá demissão para cuidar de sua defesa.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp