Política

“Aguardando deliberação nacional”, pontua Jerônimo sobre impasse do piso da enfermagem

Joilson César / BNews
Segundo Jerônimo, “não está claro ainda se é sobre o vencimento ou o conjunto dos rendimentos da enfermagem”  |   Bnews - Divulgação Joilson César / BNews

FacebookTwitterWhatsApp

Jerônimo Rodrigues (PT), governador da Bahia, pontuou, em coletiva de imprensa no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na última quarta-feira (10), que está aguardando a deliberação nacional para resolver o impasse do piso da enfermagem no estado.

Porque não está claro ainda se é sobre o vencimento ou se é sobre o conjunto dos rendimentos da enfermagem. Nós estamos aguardando. O que vier de decisão nacional, nós vamos apurar e ver as condições reais da forma como trataremos esse tema”, garantiu o petista.

No último dia 26, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) analisou a aprovação do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 5/2023, que regulamenta a Emenda Constitucional 127 e abre o caminho para o rateio de recursos para o pagamento do piso da enfermagem, que foi votado pelo Congresso, em sessão conjunta, no mesmo dia.

O projeto abre ao Orçamento da Seguridade Social da União, em favor do Ministério da Saúde, crédito especial no valor de R$ 7,3 bilhões para assistência financeira complementar aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o pagamento do piso salarial dos profissionais da enfermagem.

"Essa votação é uma homenagem a essa categoria que nos recebe no nascimento e nos acompanha até os momentos mais difíceis da saúde. É de fato é algo muito importante, pois se trata de uma categoria numerosa, quase dois milhões de trabalhadores, mulheres em ganhando R$ 1.450 - quem tem nível superior. E tem os técnicos e auxiliares ganhando menos do [salário] no mínimo. Isso no setor privado, especialmente", afirmou Alice com exclusividade ao BNews.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp