Política

Ana Paula Matos detalha plano de contingência para altas temperaturas no verão

Joilson César/BNews
Apesar do protocolo, a vice-prefeita informou que Salvador ainda não foi atingida pela onda de calor que atingiu outras regiões do país  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 22/11/2023, às 15h00


FacebookTwitterWhatsApp

A vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Ana Paula Matos (PDT), revelou nesta quarta-feira (22), que a prefeitura de Salvador vem preparado um protocolo para um enfrentamento de altas temperaturas, como vem ocorrendo em alguns pontos do Brasil.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

Em coletiva durante o lançamento da segunda edição do Festival Salvador Capital Afro, Ana Paula disse que existe um plano que inclui ações voltadas para a população em situação de rua e investimentos na saúde e no turismo.

“A gente já está na elaboração desse plano de contingência. Ontem, por exemplo, eu fiquei até tarde conversando com o diretor da Semge, que faz as licitações, porque a gente verificou que em outras capitais teve um trabalho muito específico, inclusive com tendas, com distribuição de frutas, de água, de protetores [solares]”, disse a vice-prefeita.

 “A gente até tem uma licitação grande já em andamento, já tem uma licitação de protetores com registro válido, mas aí tem que ser feito os protocolos. Então, essa parte da população em situação de rua é com Junior Magalhães [titular da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer], o protocolo geral a gente tá vendo com Shostenes Macêdo [diretor da Codesal] pra verificar, de fato, alguma questão que envolva algum risco na cidade, alguma coisa que envolva Defesa Civil, mas saúde pública a gente já tem um protocolo, um sistema que o próprio governo federal estabeleceu, orientativo e a gente está reproduzindo aqui”, acrescentou.

Ainda de acordo com Ana Paula Matos, a Defesa Civil está preparada para enfrentar quaisquer eventualidades com as altas temperaturas e que já vem desenvolvendo alguns protocolos com o Pedro Tourinho, titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), para “alguns protocolos pra questão do turismo”.

“A gente vai verificar se em algum momento que a cidade venha ter mais gente na rua, com sol muito alto, e as ondas de calor, se será necessário um trabalho como por exemplo carros pipas como já teve no ano passado no Carnaval”, afirmou Ana Paula.

A vice-prefeita garantiu ainda que Salvador ainda não registou as ondas de calor que atingiram outras regiões do Brasil. No entanto, o plano de contingência que cem sendo desenvolvido pela prefeitura de Salvador tem como objetivo preparar a capital baiana para uma eventual alta de temperatura com a chegada do verão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp