Política

Após 100 dias, Congresso segue com clima polarizado e sem votar propostas do governo

Antônio Cruz/Agência Brasil
Durante esse período, o Senado e Câmara ainda criou quatro CPIs, que podem gerar desgaste ao Palácio do Planalto  |   Bnews - Divulgação Antônio Cruz/Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 11/05/2023, às 09h28



O início do trabalho da nova legislatura no Congresso Nacional completa 100 dias nesta quinta-feira (11). No entanto, o que se viu neste período foi um clima ainda polarizado e a não votação de algum projeto proposto pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Em meio a esse cenário, o Palácio do Planalto segue se movimentando para construir uma base sólida para tocar as propostas encaminhadas ao Senado e à Câmara. Entre as prioridades do governo estão o novo arcabouço fiscal e o PL das Fake News, que ainda não foram votados.  

Para tentar melhorar a relação entre Planalto e Congresso, Lula escalou os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) para melhorar a relação com os parlamentares. Em alguns momentos o próprio presidente tem assumido parte da articulação política.

Outro ponto de destaque para o governo são as quatro comissões parlamentares de inquérito (CPIs), que contaram com forte atuação da oposição no Congresso. A principal delas é a dos atos golpistas. 

As outras três vão acontecer apenas na Câmara: das Lojas Americanas, das Apostas Esportivas e a do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST). Esta última com o maior potencial de causar desgaste ao governo pela relação entre o PT e o movimento social.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp