Política

Após Bruno Reis se aventurar na capoeira, Augusto Vasconcelos solta o verbo contra o gestor; veja

Divulgação
Vereador foi autor de "Lei da Capoeira nas Escolas", vetada pelo prefeito após aprovação da Câmara  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 04/08/2023, às 14h01 - Atualizado às 14h31   Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Vereador autor da "Lei da Capoeira nas Escolas", vetada pelo prefeito Bruno Reis (UB), após aprovação da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Augusto Vasconcelos (PCdoB) ficou na bronca com o gestor depois dele se aventurar numa roda de capoeira, no lançamento da "Arena da Capoeira", no Comércio. 

A capoeira é parte da história de resistência do nosso povo,  integra a identidade cultural e forma cidadãos e cidadãs. Um absurdo o prefeito da “capital da capoeira” vetar o Projeto de Lei que a previa nas escolas", disse Augusto ao BNews

A proposta de Augusto, aprovada na CMS, visava a inclusão do ensino de capoeira nas escolas da capital baiana. O texto, no entanto, foi vetado integralmente pelo prefeito Bruno Reis.

A Arena da Capoeira, lançada nesta sexta pela Prefeitura, terá investimento de R$ 2,6 milhões e prazo de 12 meses de conclusão. O espaço, além de ser palco de rodas e apresentações, terá um monumento composto por quatro arcos de 12 metros de altura em aço, representando quatro berimbaus que se unirão ao topo, dando o formato de uma grande cabaça e uma espécie de templo.

No local ainda haverá 10 esculturas em homenagem a mestres capoeiristas tocando os principais instrumentos musicais da roda da capoeira.

"A ideia da Arena da capoeira é bem vinda, mas quando ela vem desacompanhada de um projeto estratégico vinculado à educação, parece mais jogada de marketing de quem percebeu o grande equívoco que cometeu. Queremos uma política pública duradoura que valorize capoeiristas e impulsione os ensinamentos da capoeira nas escolas e comunidades. Convido o prefeito a debater conosco e construir uma alternativa para que a capoeira entre pela porta da frente da educação, com projeto pedagógico relevante e de maneira interdisciplinar", pontuou o vereador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp