Política

Após ordens de Lula, Exército retira barricadas dos Palácios da Alvorada e do Jaburu

Ricardo Stuckert
Além dos bloqueios, também foi removida a guarita onde ficavam os agentes do GSI e do Exército identificavam os visitantes  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 12/05/2023, às 13h02


FacebookTwitterWhatsApp

Integrantes do Exército e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) retiraram na manhã desta sexta-feira (12) as barricadas que foram instaladas na via que dá acesso aos Palácios da Alvorada e do Jaburu. A retirada das barricadas foi ordenada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A remoção durou pouco mais de uma hora e precisou da utilização de dois caminhões com suspensores hidráulicos para mover os blocos de concreto. Além disso, também foi retirada a guarita que ficavam posicionados agentes do GSI e do Exército responsáveis pela identificação dos visitantes que tentavam acessar os Palácios.

Na última quarta-feira (10), Lula havia determinado a retirada das grades que ficavam em frente ao Palácio do Planalto e do Itamaraty. Na oportunidade, o presidente desceu a rapa do Planalto para ver a fachada do prédio sem as grades. "A democracia voltou neste país. O palácio não precisa estar cercado de grade", disse à época.

De acordo com Lula, o ex-presidente Michel Temer (MDB) instalou as barreiras no local porque o Brasil "viveu um momento de constrangimento democrático e era preciso cercar a casa".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp