Política

Após reabrir redes sociais para comentários, Exército recebe de ataques bolsonaristas

Agência Brasil
Em geral, os apoiadores do ex-presidente acusam os militares de “traíras”  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 01/05/2023, às 11h09



O general Alcides Valeriano de Faria Júnior determinou na última semana a reabertura do perfil do Exército brasileiro no Twitter, que estava fechado desde o dia 2 de fevereiro. A medida foi adotada para que fosse publicada uma entrevista com a major Gabriela Rocha Bernardes, que está na força de paz das Nações Unidas, no Sudão.

No entanto, o Exército não esperava receber uma série de críticas vindas de uma ala mais radical de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com um levantamento feito pelo jornal Estado de São Paulo, dos 215 primeiros comentários feitos no post da entrevista, 188 eram contra o Exército e aos seus comandantes. 

Entre os xingamentos que mais se repetiram estão  “melancia” (40 menções), epíteto para dizer que os militares são “vermelhos” por dentro. Em seguida, vem a acusação de "traíras" ou de “traição”, repetida 35 vezes. Outros 12 comentários mandaram os militares “pintar sarjeta” ou “capinar”. Há também quem manda os integrantes das Forças Armadas “fazer o L”.

Ainda segundo a publicação, os comentários reforçam a tese que os bolsonarista mais radicais desejavam dar um golpe de Estado. Eles ainda acreditam que o Brasil está próximo de se tornar uma ditadura. Isso porque os chefes do alto comando das Forças Armadas prestam continência ao atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Além disso, o general Tomás vem sendo criticado pela decisão de retirar a política partidária de dentro dos quartéis para evitar que haja uma nova contaminação ideológica, como  a registrada no governo Bolsonaro. O militar vem sendo acusado de ser um instrumento do Foro de São Paulo.

Os ataques por este grupo são novidade para o Exército. Ao longo dos quatro anos do governo Bolsonaro, os militares recebiam comentários com elogios por parte dos bolsonaristas. As poucas críticas eram feitas por usuários mais  identificados com a oposição ao ex-presidente. Agora, a Força vem sendo criticada tanto pelas bolhas da esquerda quanto a da direita.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp