Política

Ativista baiano do movimento negro participa de reunião com vice-presidente da Colômbia

Reprodução / Redes Sociais
Ativista baiano Yuri Silva participa de reunião com vice-presidente da Colômbia  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais

Publicado em 26/07/2022, às 12h03   Redação / BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ativista baiano Yuri Silva, coordenador nacional do Coletivo de Entidades Negras (CEN) e coordenador de Direitos Humanos do IREE (Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa), é um dos convidados da agenda de compromissos da vice-presidenta da Colômbia, Francia Màrquez, em visita ao Brasil nesta terça, 26, e quarta, 27. Ela passará por São Paulo e Rio de Janeiro. Estão previstos encontros com os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff.

O encontro com a presença do ativista acontece nesta terça-feira, 26, na sede da Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT, em São Paulo, no começo da tarde. Depois, Francia Màrquez segue para o Rio.

"É uma honra estar nesse momento, pois a assunção da Francia Màrquez ao poder significa o rompimento com uma tradição política que, mesmo na esquerda, não permite a ocupação de espaços de poder pelo povo negro. Ter Francia Màrquez como vice-presidente da Colômbia e ter também a Epsy Campbell como vice-presidente da Costa Rica representa muito para nosso povo, que historicamente foi excluído. É como se eu visse minha avó ou minha mãe, ambas ex-empregadas, chegar ao poder de uma Vice-Presidência. É inspirador e é preciso que o Brasil beba dessas fontes", disse Yuri Silva.

Soteropolitano de Castelo Branco, Yuri Silva, de 27, atua no movimento negro há mais de 10 anos e é considerado uma das principais promessas da nova safra de lideranças políticas nacionais. No encontro com a vice-presidente, o ativista vai compor um grupo 10 lideranças nacionais antirracistas que terão a chance de dialogar com a autoridade colombiana sobre as necessidades dos negros brasileiros e a luta contra o racismo no mundo.

O jovem ativista baiano é um dos dirigentes do PSOL de São Paulo e tem trabalhado com a inclusão de negros e negras, mulheres e LGBTs no setor privado, a partir do debate sobre diversidade e inclusão nas empresas.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp