Política

Baiana, presidenta da FunArte se posiciona contra militarização da educação: 'é um erro'

Divulgação
Maria Marighella é vereadora licenciada de Salvador e preside a Funarte  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 21/04/2023, às 12h21   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Vereadora licenciada de Salvador e presidente da Funarte, Maria Marighella (PT) fez um duro discurso contra a militarização das escolas e apontou que são necessários outros caminhos para combater a onda de violência em ambientes educacionais.

Ela afirmou que é necessária a elaboração de políticas públicas que incrementem a qualidade da convivência em instituições educativas e se opôs aos discursos de militarização que se apresentam como solução.

"Nos últimos anos assistimos à expansão da violência e dos discursos de ódio que se espalham pelas redes sociais e ganham espaço em todos os setores da sociedade. As escolas não ficaram de fora. A escola não deve ser entendida apenas como o ambiente educacional de aulas, mas como lugar de convergência de políticas, convívio comunitário e garantia de direitos", inicia.

"Um espaço fundamental na constituição de cidadania e mediação da vida das cidades. Nesse sentido, acreditar que a força policial dentro das escolas pode ser a melhor solução é um erro. A sociedade que devemos almejar deve ter um projeto de educação compromissada com valores de solidariedade", completa Marighella.

Para Maria Marighella, a criação de uma rede que integre grupos de pesquisa, universidades e profissionais da educação em projetos colaborativos voltados à prevenção da violência e fortalecimento de uma convivência respeitosa e colaborativa é essencial.

"É necessária a implementação de políticas curriculares pautadas no respeito, solidariedade, justiça social e democracia, por meio de projetos antibullying que incluam práticas de protagonismo juvenil. Assim como a criação de espaços na rotina escolar para a realização de assembleias, aulas de convivência ética, formação de professores e famílias", completa a vereadora licenciada.

O discurso da presidenta da Funarte se alinha ao do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na terça-feira (17), Lula se reuniu com o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), governadores e chefes do Legislativo para criar o “Conselho da Federação”, que terá como principal função, agora, enfrentar a violência escolar.

O presidente afirmou que não se pode “transformar escolas em prisões de segurança máxima" e que os pais e as plataformas digitais têm responsabilidade e precisam colaborar no debate sobre políticas públicas de segurança e proteção no ambiente escolar.

Durante a reunião, o presidente anunciou um programa de fomento de implantação de ações integradas de proteção do ambiente escolar, infraestrutura, equipamentos, formações e apoio na implantação dos núcleos psicossociais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp