Política

Barroso critica sistema de eleição para Câmara dos Deputados; saiba mais

Valter Campanato/Agência Brasil
Barroso acredita que o sistema não serve mais  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato/Agência Brasil
Luana Neiva

por Luana Neiva

[email protected]

Publicado em 17/11/2023, às 16h02


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luís Roberto Barroso, criticou o sistema usado no Brasil para a eleição de deputados federais. A declaração foi feita nesta sexta-feira (17).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com o ministro, o sistema "não serve bem ao país" por ser caro, ter baixa representatividade e dificultar a governabilidade. Para ele, o formato ideal seria o 'sistema distrital misto', uma combinação do atual modelo, mas com voto nos partidos.

“Temos um sistema político eleitoral, sobretudo nas eleições para a Câmara dos Deputados, que não serve bem ao país porque é caro demais, tem baixa representatividade e dificulta a governabilidade”, afirmou o ministro.

Conforme Barroso, o atual sistema é caro porque as eleições proporcionais fazem com que o candidato tenha que fazer campanha em todo o estado.

“O eleitor vota em quem ele quer, mas o voto, na verdade, vai para o partido. E são os mais votados do partido que obtêm as vagas. Quase todos são eleitos por votação dos outros, pela transferência interna [de votos] do partido”, finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp