Política

Bolsonarista cita frase nazista para se opor à criação do feriado nacional da Consciência Negra

Beatriz Araújo/BNews
Deputado do PL do Rio Grande do Sul se opôs à criação de um feriado nacional para a Consciência Negra  |   Bnews - Divulgação Beatriz Araújo/BNews

Publicado em 21/11/2023, às 21h59   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado bolsonarista Bibo Nunes (PL-RS) utilizou nesta terça-feira (21), durante fala no plenário da Câmara, uma frase inserida em discursos nazistas na entrada do campo de concentração de Auschwitz, para se opor à criação de um feriado nacional para o Dia da Consciência Negra. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

“O trabalho dignifica, o trabalho liberta”, declarou Nunes, afirmando que o PL votaria contra o projeto. A citação é uma tradução da frase alemã “arbeit macht frei”, que está até hoje na entrada de Auschwitz, na Polônia. 

Para o deputado, a atitude não diz respeito aos negros e nada tem a ver com racismo. “É simplesmente não ter mais feriados no país”, diz Nunes. 

Ao BNews, no começo de novembro, o deputado bolsonarista já tinha se mostrado contrário à criação de uma bancada negra na Câmara dos Deputados

“Não vejo sentido algum criar uma bancada negra com direito a voto. Então, o voto do negro valerá mais do que a do branco, mais do que o do índio, japonês, qualquer um que tenha aqui. Não tem sentido algum. Eu falo isso porque jamais fui chamado de homofóbico ou de racista. Querem também criar a bancada gay, com direito a voto. Não tem sentido algum. É um absurdo”, disse Nunes ao BNews.

A proposta para criar o feriado nacional da Consciência Negra tramitará com urgência na Câmara. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp