Política

UPB pede que Jerônimo antecipe valores de ICMS e FUNDEB para 28 de dezembro

Divulgação
No documento enviado ao governador Jerônimo, UPB afirma que gestores terão dificuldades para fechar contas sem a antecipação  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 21/11/2023, às 18h50 - Atualizado às 19h00   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A União dos Municípios da Bahia (UPB) enviou ofício ao governador Jerônimo Rodrigues e à Secretaria da Fazenda (Sefaz), solicitando que sejam antecipados os repasses das cotas do ICMS e do Fundeb. Ambos os recursos serão repassados em 29 de dezembro e creditados na conta do município em janeiro de 2024, o que impacta no fechamento do exercício financeiro e contábil de 2023.

Pelo trâmite normal, o crédito financeiro só ocorre no mês seguinte, o que impossibilita o uso da verba para pagar obrigações assumidas em 2023. “Com a crise financeira que estamos passando esta antecipação será um alento para os gestores, que precisam fechar as contas e têm obrigações específicas de final do ano”, disse o presidente da UPB, prefeito Quinho de Belo Campo.

No documento, a Coordenação Jurídica da UPB explica que, caso a antecipação não aconteça, “os gestores terão dificuldades para fecharem suas contas de final de exercício, mesmo com direito de crédito financeiro do ano base de 2023 que, se não creditado até o dia 29/12/2023, não poderá ser utilizado para pagamento das obrigações do corrente ano”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp