Política

Bolsonaro chega à PF para depor sobre caso das joias; saiba detalhes

Marcelo Casal Jr / Agência Brasil
Bolsonaro será ouvido no mesmo horário que outros personagens envolvidos no caso  |   Bnews - Divulgação Marcelo Casal Jr / Agência Brasil

Publicado em 05/04/2023, às 14h53   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Jair Bolsonaro (PL) chegou nesta quarta-feira (5) à sede da Polícia Federal, em Brasília, para depor sobre o caso das joias recebidas de autoridades da Arábia Saudita. O ex-presidente será ouvido pessoalmente e, segundo seus advogados, responderá ás perguntas dos investigadores.

Bolsonaro será ouvido no mesmo horário que outros personagens envolvidos no caso. De acordo com O GLOBO, o ex-ajudante de ordens da Presidência Mauro Cid, o assessor Marcelo Câmara e o ex-chefe da Receita Federal Julio Cesar Gomes também vão prestar depoimento à PF, mas separadamente. A estratégia de depoimentos simultâneos é usada pela PF para evitar que combinem versões.

Perguntas

A PF deve questionar Bolsonaro sobre dois pontos principais: se foi ele quem deu a ordem para que funcionários ligados à Presidência da República tentassem desembaraçar as joias sauditas trazidas escondidas ao Brasil, na alfândega de Guarulhos; e qual o destino que ele pretendia dar às peças.

O ex-presidente poderá ser acusado de peculato, que é o desvio de recursos públicos; descaminho, por não ter declarado as joias à Receita; e corrupção passiva, caso se constate que as joias foram pagamento por algum favor ou negócio com o Brasil e não apenas um presente da ditadura saudita.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp