Política

Bolsonaro recebe ministros Fachin e Moraes em meio a tensão com o TSE

Agência Brasil
encontro amistoso dos ministros com Bolsonaro é para entrega de convite de posse do TSE  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 07/02/2022, às 10h31   Redação



De acordo com a reportagem do O Globo, os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes integrantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF) respectivamente, visitam o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto nesta segunda-feira.

A visita é para entrega do convite de cerimônia em que vão tomar posse como presidente e vice-presidente do TSE, em evento a ser realizado ainda esse mês de fevereiro. Apesar do encontro amistoso de hoje, Moraes  é um dos principais alvos de críticas de Bolsonaro devido sua postura e decisões em inquéritos que investigam o presidente e seus apoiadores.

Leia mais:

Eleição presidencial decidirá se STF penderá para conservadorismo, garantismo ou lavajatismo

Bolsonaro diz que vai trocar 11 ministros em março para disputa das eleições

Alexandre de Moraes envia à PGR notícia-crime contra Bolsonaro por ausência em depoimento

O racha entre o presidente e o ministro do Supremo Tribunal foi tema do discurso presidencial durante o desfile do Sete de Setembro. Bolsonaro chamou Moraes de "canalha", afirmou que ele deveria "pegar o chapéu" e deixar o STF e afirmou que não mais cumpriria decisões do ministro. Diante da negatividade da repercussão sobre o assunto, o presidente recuou de sua fala com a intermediação do ex-presidente Michel Temer que é o responsável pela indicação de Moraes ao STF.

Mas o clima estremecido voltou a ser noticializado quando o presidente, meses depois, não cumpriu uma ordem judicial de Moraes para prestar depoimento na Polícia Federal em janeiro deste ano,  por divulgação de informações sigilosas num inquérito sobre ataque hacker ao TSE que tinha como objetivo atacar a credibilidade do sistema de votação eletrônico. Sem o depoimento presencial do presidente, a PF fez seu relatório concluindo a culpabilidade do presidente neste caso.

Ainda segundo O Globo, esta segunda feira será de agenda cheia para o presidente que, além dos ministros, concede entrevista para um canal de TV, terá uma reunião com o advogado-geral da União, Bruno Bianco, outra com a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ministra Maria Cristina Peduzzi, e mais uma reunião com o ministro da Defesa, Braga Netto, e o alto comando das Forças Armadas.

Já no período da tarde, terá outros encontros, como por exemplo com o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, e com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o presidente do Comitê de Cirurgia Robótica da Associação Paulista de Medicina, Antonio Macedo.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

TagsTSE