Política

Briga pelo comando do PP reedita disputa entre ACM Neto e Jerônimo; entenda

BNews
ACM Neto e Jerônimo Rodrigues se enfrentaram na eleição de 2022 e agora disputam apoio de partido  |   Bnews - Divulgação BNews
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 03/04/2023, às 19h23


FacebookTwitterWhatsApp

A briga pelo comando do PP na Bahia continua rendendo assunto nos bastidores da política. Conforme o BNews vem antecipando, Ronaldo Carletto e o deputado federal Mário Negromonte Júnior são os dois principais nomes do páreo. Muita coisa está em jogo além do comando da  agremiação.

A sigla está rachada desde a eleição de 2022, quando o presidente estadual João Leão decidiu romper com o PP para migrar ao grupo do candidato derrotado ACM Neto (União Brasil).  Agora, há uma tentativa de construção de um nome para a Presidência que agrade ambos os lados.

O movimento, na época, não foi um consenso naquele momento e hoje os correligionários se dividem em dois grupos. Inclusive, durante a campanha, muitos pepistas que se diziam (diante das câmeras) seguir a orientação partidária, também mantinham diálogo (e cargos) no então governo Rui Costa. 

Segundo informações recebidas pelo BNews, o grupo de Ronaldo Carletto, que é aliado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), está chegando com força. Porém, ACM Neto também teria entrado no circuito pedindo votos para Mário Jr., pressionando Leão e o filho dele, secretário municipal Cacá Leão, buscando apoio.

O movimento acontece porque Neto vê dificuldades no apoio à reeleição do prefeito Bruno Reis (União Brasil) por parte do PP se Carletto assumir a presidência do partido.

Na Assembleia, contudo, o PP vem demonstrando fidelidade ao governo Jerônimo. Isso ficou claro durante a eleição de Aline Peixoto para uma das vagas de conselheira no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Jerônimo quer garantir o apoio do PP em sua base não só visando a eleição municipal, como também uma eventual reeleição em 2026. Estaria disposto, inclusive, a distribuir mais cargos para os caciques pepistas. A eleição deve acontecer nas próximas semanas e muita água ainda vai rolar até lá.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp