Política

Bruno Reis defende atuação do governo federal no setor do transporte público

Domingos Júnior / BNews
Segundo o Bruno Reis, a gestão municipal está pagando para que os ônibus circulem pela cidade  |   Bnews - Divulgação Domingos Júnior / BNews
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 17/04/2023, às 12h01 - Atualizado às 13h42


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito Bruno Reis (UB) esteve, na manhã desta segunda-feira (16), em um evento na Avenida ACM, para assinar a ordem de serviço para as obras nas áreas livres as estações Hiper e Cidadela do BRT.

Em conversa com a imprensa, o prefeito comentou sobre uma possibilidade de o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) incentivar a renovação da frota de ônibus e de outros meios de transporte coletivo no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que deve ser lançado em março.

Na oportunidade, Bruno Reis revelou que na conversa que teve tanto com o presidente quanto com o ministro das Cidades, Jader Filho, para tratar sobre o transporte público, que, segundo o prefeito, “está desequilibrado” em todo o país.

“Na conversa com o presidente, na conversa com o ministro das Cidades, cogitamos a questão da eletromobilidade, da criatividade que tem que ter, da capacidade que temos que ter de aproveitar a tecnologia, inovação, para reduzir os custos do sistema. Nenhum sistema de transporte público nas cidades é autossustentável. Ou seja, a tarifa não remunera mais o sistema. Está desequilibrado em todo o Brasil”, disse.

“Os ônibus hoje para rodarem é porque a prefeitura está custeando isso, está pagando combustível. Como reduzir os custos do sistema para que ele fique viável? Um dos caminhos é renovação de frota com eletromobilidade e esperamos que o governo federal possa viabilizar linhas de crédito subsidiadas, possa ajudar essas empresas através de Refis para que tenham condições de se habilitar para empréstimos. Defendemos um marco regulatório sobre transporte público no Brasil”, acrescentou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp