Política

Bruno Reis rebate crítica de Geraldo Júnior sobre falta de espaços arborizados em Salvador

Prefeito Bruno Reis - Domingos Junior / BNews
A tensão cresce entre Bruno Reis e Geraldo Júnior  |   Bnews - Divulgação Prefeito Bruno Reis - Domingos Junior / BNews

Publicado em 22/03/2024, às 12h45 - Atualizado às 12h46   Tácio Caldas e Rebeca Silva


FacebookTwitterWhatsApp

A discussão sobre o meio ambiente tornou-se um ponto de discórdia entre o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), e o vice-governador da Bahia e pré-candidato à prefeitura, Geraldo Júnior (MDB).

Em evento na manhã de sexta-feira (22), Bruno Reis foi questionado a respeito do ranking que classificou Salvador como uma das capitais brasileiras com a menor área verde. Os questionamentos também tocam na parceria do prefeito com empresários como João Gualberto e o proprietário da Rede Atakarejo, que têm destacado interesse em adquirir esses espaços nos leilões promovidos pela prefeitura para investimentos imobiliários.

Em resposta, o prefeito negou a falta de áreas arborizadas na cidade. "Primeiro, sobre as áreas verdes, vocês têm que comparar as cidades com as mesmas características, com a mesma dimensão territorial; a nossa cidade é toda cercada pelo mar e temos poucas áreas na cidade. Eu garanto que a gestão ACM Neto foi a que mais preservou as áreas verdes em toda a história"

No entanto, de acordo com o Programa das Nações Unidas, as cidades mais verdes do Brasil estão concentradas no Paraná (oito) e São Paulo (seis), seguidas pelo Rio de Janeiro (duas), Ceará, Paraíba, Pernambuco e Mato Grosso do Sul, cada um com uma cidade. No Nordeste, apenas João Pessoa (PB), Recife (PE) e Fortaleza (CE) têm mais espaços verdes.

Por sua vez, o vice-governador Geraldo Júnior criticou o prefeito pela desafetação e venda de áreas verdes de bairros nobres da capital baiana, aumentando a tensão em torno da questão ambiental.

"Existe uma organização mundial que estuda as variações do clima no planeta. De dezembro de 2023 a fevereiro de 2024, são 678 cidades estudadas no mundo. E sabe o que aconteceu com Salvador? Salvador, no Brasil, é a 5ª cidade com maior aumento de temperatura dos últimos tempos. Sabe porque? Porque Salvador está acimentada", disse.

A declaração de Geraldo Júnior ocorre após o BNEWS publicar que, em 10 anos, o dono do Grupo Hiperideal e ex-prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB), adquiriu diversos terrenos e áreas verdes em leilões.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp