Política

BYD: Entenda como vai funcionar o centro de desenvolvimento em Salvador

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

FacebookTwitterWhatsApp

A "Build Your Dreams" (BYD) anunciou na última quinta-feira (17) a abertura de um centro de desenvolvimento de tecnologia em Salvador, na Bahia. Este centro será utilizado para trabalhar um veículo híbrido flex, que deverá ser produzido no Brasil. O anúncio foi feito em evento realizado em São Paulo, que contou com presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).

De acordo com o presidente da BYD no Brasil, Tyler Li, com a criação do centro de desenvolvimento de tecnologia, a região pode se transforma em um 'Vale do Silício brasileiro'. “Vamos trazer especialistas para inaugurar um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador, para transformar a região em um ‘Vale do Silício’ brasileiro”, afirmou o gestor da BYD no Brasil.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, ao ser questionado sobre o assunto, vibrou com o anúncio do projeto de instalação do centro de desenvolvimento de tecnologia.

[Eu] fiquei feliz com isso, mas nós vamos fazer um um contrato com a Ford de reversão, receber de volta o terreno da Ford, vamos ressarcir, vai ter uma avaliação pra isso, o valor dos investimentos em obras que a Ford fez e a gente vai negociar com a a BYD como deveremos passar esse prédio em Camaçari para a BYD. Nós vamos ter que negociar com eles qual o formato para eles utilizarem isso", informou o chefe do executivo estadual baiano.

Ainda segundo o governador, a instalação do centro foi algo conversando entre as partes no início das tratativas. "Uma das coisas que nós combinamos com a BYD quando viesse se instalar na Bahia em Camaçari, era que criasse um ambiente de ciência, de pesquisa como a Ford tem. A Ford fechou a fábrica, a unidade fabril em Camaçari, mas nós temos na Bahia, no Senai Cimatec dois mil funcionários sendo a inteligência da Ford", informou Rodrigues.

Jerônimo ainda esclareceu que a criação desse centro de desenvolvimento de tecnologia vai ajudar no desenvolvimento da montadora na Bahia. "Para vocês terem noção quando uma indústria cria qualquer peça, eles vão lá e registram a patente. A BYD diariamente registra 10 patentes no mínimo na China. A criação é veloz e10% do profissional da BYD é na área de pesquisa", finalizou o governador.

Vale lembrar que em julho deste ano Jerônimo Rodrigues confirmou a chegada da BYD. A montadora no ato, também anunciou que terá três fábricas no Polo Industrial de Camaçari, localizado na Região Metropolitana de Salvador (RMS), em um complexo onde estava instalada a fábrica da Ford. A montadora norte-americana deixou o Brasil em janeiro de 2021.

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (18):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp