Política

Cacique do PL baiano recebe convite para mudar de partido depois do ingresso de Bolsonaro

Reprodução
A situação do PL no Estado é uma grande incógnita desde a filiação de Jair Bolsonaro (PL)  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 10/12/2021, às 11h18   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do PL da Bahia, o ex-deputado federal José Carlos Araújo, foi convidado pelo presidente de honra do MDB baiano, o também ex-deputado Lúcio Viera Lima, para trocar de partido.

O emedebista revelou a proposta em conversa com o BNews manhã da quinta-feira (9). Lúcio, no entanto, apesar do aceno, não recebeu nenhuma confirmação de volta.

A situação do PL no Estado é uma grande incógnita desde a filiação de Jair Bolsonaro (PL), pavimentada pelo presidente nacional da sigla, Valdemar da Costa Neto.

Além de inviabilizar dezenas de acordos internos firmados com olhos na corrida do Palácio de Ondina, para fora também aconteceu ruptura. O PL era tido como certo no arco de aliança do pretenso candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (DEM).

Presente do ato de lançamento da pré-candidatura do democrata, Araújo havia dito não ter definido o seu apoio na disputa estadual. “Estar aqui é um gestor de eleitor, amigo, e convidado que fui, fiz um gesto de fidalguia [...] Nós estamos discutindo isso [apoio]. João Roma não lançou a candidatura dele ainda, portanto, estamos aguardando. ACM saiu na frente e lançou, me convidou e eu vim”, disse.

O PL, agora, cai no colo do ministro da Cidadania e também pré-candidato a chefiar o Executivo baiano, João Roma (Republicanos).

Membros tradicionais do PL ainda esperam as movimentações do ano que vem para tomarem as decisões de novos rumos. Por enquanto, a tutela local interna continua sem alterações.

Além de Roma, um aceno demonstrado de aproximação fora feita pelo vereador de Salvador, Alexandre Aleluia, e o seu pai, o ex-deputado federal José Carlos Aleluia. Ambos, ainda no DEM, participaram do ato de filiação de Bolsonaro em Brasília (DF) e fizeram questão de posar em fotos ao lado de Valdemar.

Para acompanhadores da politica foi uma senha para demonstrar qual será o destino dos dois políticos. Aleluia filho, inclusive, é cotado como pretenso candidato a deputado federal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp