Política

Caixa suspende exposição que mostra Bolsonaro defecando em bandeira

Divulgação
A obra que levou ao cancelamento, segundo nota oficial da instituição, é Bandeiras, de Marília Scarabello  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 24/10/2023, às 19h15   Cadastrado por Catarina Alcantara


FacebookTwitterWhatsApp

A Caixa Econômica Federal comunicou o cancelamento da exposição O Grito!, que seria exibida na Galeria Principal do espaço Caixa Cultural em Brasília. 

Segundo o órgão, a suspensão se deu pela identificação de um "viés político", o que fere as diretrizes definidas pelo Programa de Ocupação dos espaços da Caixa Cultural 2023/2024. 

A exposicao foi cancelada por conta de um conjunto de obras, nomeado como Bandeiras, de Marília Scarabello. Nela, estavam representadas diversas releituras da bandeira nacional que retratam os mais diversos imaginários acerca do Brasil, recebidas pela artista desde 2016.

Entre as mais polêmicas, estava uma imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro defecando sobre a bandeira do Brasil. Outra imagem controversa mostrava os ex-ministros Paulo Guedes e Damares Alves (Republicanos-DF) com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em uma lata de lixo com as cores do Brasil.

Segundo o site R7, a direção do banco informou, ainda, que vai investigar a responsabilidade do ocorrido por meio dos órgãos internos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp