Política

Câmara aprova visita técnica a região onde Bruno e Dom foram assassinados

Elaine Menke/Câmara dos Deputados
Comissão externa na Câmara foi criada para investigar mortes de indigenista e jornalista britânico  |   Bnews - Divulgação Elaine Menke/Câmara dos Deputados

Publicado em 21/06/2022, às 17h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Câmara dos Deputados aprovou, a realização de uma visita técnica a região do Vale do Javari, no Amazonas, onde ocorreram os assassinatos indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips.

A deliberação foi tomada nesta terça-feira (21), em reunião comissão externa da Câmara destinada a acompanhar e fiscalizar as circunstâncias das mortes dos dois. Segundo o UOL, a expectativa é a de que uma equipe da Câmara vá à região na semana que vem.

Além deste, a comissão, que tem como coordenador o deputado federal José Ricardo (PT-AM) na coordenação e Joenia Wapichana (Rede-RR) como vice, também aprovou a realização de audiências públicas com integrantes do governo, como o presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Marcelo Augusto Xavier da Silva, e com especialistas, lideranças indígenas e familiares das vitimas.

O colegiado também deve pedir providências para garantir a proteção aos indígenas que atuam no local e auxiliaram as autoridades nas buscas pelos corpos do indigenista e do jornalista. Wapichana, autora do requerimento, pediu que a comissão solicite as providências imediatamente.

"Requeremos, nos termos regimentais, providências dessa Comissão no sentido de solicitar providências juntos aos órgãos para garantir a imediata proteção e segurança aos vigilantes indígenas que compõem a Equipe de Vigilância da Univaja e aos coordenadores da Univaja", justificou ela, no documento.

Senado

Da mesma que a Câmara, o Senado também instalou, nesta segunda-feira (20), uma Comissão especial para apurar as mortes de Bruno Pereira e Dom Philips. Na casa, a presidência do colegiado é do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), um dos principais opositores do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A vice-presidência do grupo está com Fabiano Contarato (PSB-ES) e a relatoria com o senador Nelsinho Trad (PSD-MS). A criação da comissão no Senado foi aprovada em plenário, na semana passada, quando as mortes de Dom e Bruno ainda não estavam confirmadas. Também de acordo com o UOL, o grupo de senadores deverá ir pessoalmente ao Amazonas para acompanhar as apurações.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp