Política

Carlos Muniz anuncia criação do Vereador Jovem na Câmara Municipal de Salvador

Divulgação
A ideia é aproximar os adolescentes possam conhecer de perto como funciona o legislativo municipal  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 24/04/2023, às 11h30


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Carlos Muniz (PTB), anunciou a realização da 1ª Edição do Parlamento Jovem Salvador. Durante o programa, alunos de escolas públicas e particulares da capital baiana vão conhecer como funciona o processo no legislativo municipal. As vistas acontecerão entre os dias 29 de maio e 02 de junho.

“Parabenizo a vereadora Marta Rodrigues. Esta é uma atividade da Escola do Legislativo e tem como objetivo aproximar ainda mais os jovens da nossa cidade dos trabalhos que são realizados pela Câmara Municipal. É uma oportunidade também para estes jovens entenderem a importância do papel do vereador nas decisões sobre assuntos que definem o futuro da cidade”, ressaltou Muniz.

“Esta é uma atividade que vai além da experiência prática que estes jovens vão ter dentro da Câmara Municipal de Salvador, porque estes alunos vão levar aos colegas e à comunidade acadêmica o resultado desta prática e a importância de estar atento e de participar das atividades relativas ao legislativo municipal. Esta é mais uma forma da Câmara de Salvador estar presente na vida das pessoas”, acrescentou.

Idealizadora da atividade, a vereadora Marta Rodrigues (PT) destacou a importância da participação da juventude na política e o conhecimento acerca dos trâmites e das responsabilidades do legislativo municipal.

"São fundamentais não só para o fortalecimento da democracia, mas para melhorar a qualidade de vida de toda a população, afinal tudo passa pelo município, pela cidade onde moramos. É no cotidiano da vida na cidade que somos diretamente afetados pelas decisões da gestão municipal e do legislativo”, diz a vereadora.

Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 5 de maio pelo site da Câmara Municipal de Salvador (www.cms.ba.gov.br). Os alunos devem preencher o formulário, escolher um dos temas apresentados e enviar uma redação relacionada ao tema escolhido respondendo a questão: “Como melhorar a realidade da minha cidade?”.

Ao todo, são 43 vagas para vereadores jovens e 7 para suplentes. O evento vai contar com atividades presenciais e por videoconferência. A ideia é que os vereadores cedam lugar para os estudantes aprovados na seleção do evento. Eles deverão apresentar seus projetos, defendê-los e votar as propostas apresentadas.

Podem participar alunos do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Profissional integrado ao médio ou EJA (Educação de Jovens e Adultos) do ensino fundamental (fase II) e do EJA do ensino médio. Todos devem estar matriculados no ano corrente em escolas públicas ou particulares.

O resultado será divulgado no dia 19 de maio do Diário Oficial do Legislativo e no site da Câmara Municipal de Salvador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp