Política

Carnaval: Encontro de Bruno Reis com Rui Costa segue sem agenda

Arquivo / BNews
Reunião de Rui e Bruno é necessária para selar a realização da festa soteropolitana  |   Bnews - Divulgação Arquivo / BNews

Publicado em 13/12/2021, às 10h30   Nilson Marinho e Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

A definição oficial sobre a realização ou não do carnaval de Salvador no próximo ano ainda não tem data para sair. O assunto depende de uma conversa entre o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), e o governador da Bahia, Rui Costa (PT). Esse encontro segue sem agenda.

O prefeito comentou sobre o assunto na manhã desta segunda-feira (13). A impossibilidade foi agravada pela situação dos estragos das chuvas causados no Extremo Sul e Sul da Bahia, cuja atenção de Rui está voltada para resolver a situação de emergência nas duas regiões baianas.

“Ele [Rui] disse que me chamaria no final da semana passada, mas muito do que ocorreu diante da situação do Extremo Sul, não faz nem sentido discutir Carnaval diante da dificuldade que o povo tá passando. Então da minha parte estou a disposição para conversar e compreendo o momento. Lá atrás foi a chegada de uma nova variante que graças a Deus não se confirmou como agressiva”, afirmou aos jornalista durante coletiva no Teatro Gregório de Matos.

“Assim que tiver condição vamos avaliar o que dá pra ser feito com o Carnaval”, completou.

Nos bastidores políticos e no trade do Carnaval a realização da festa é tida como descartada. Os atores privados devem centrar fogo nas festas fechadas no período da folia de Momo.

Rui já deu declarações que não tem pressa para resolver o caso. Entende que a pressão tem surgido pelos empresários. Que se fosse fazer Carnaval para o povo na rua em um mês organizaria a festa.

O avanço da variante ômicron do coronavírus em regiões como África e Europa acederam o sinal amarelo sobre promover um evento com grande aglomeração, característica da festa de rua soteropolitana. O prefeito Bruno Reis, inclusive, cancelou o Festival da Virada, que aconteceria no final deste ano.

Outro tema ainda não traçado são as festas populares de largo. Em janeiro acontece a tradicional Lavagem do Bonfim, cujo cortejo sai da igreja da Conceição da Praia em direção a Sagrada Colina, na cidade de baixa. O evento, como de costume, também não está confirmado.

CREDSALVADOR - A declaração do prefeito aconteceu durante o lançamento do CredSalvador. Essa é uma das principais estratégias municipais para auxiliar micro e pequenos empreendedores da capital baiana, que foram fortemente impactados pela pandemia de Covid-19.

De acordo com o prefeito, os beneficiados poderão solicitar empréstimos de até R$15 mil em condições especiais, através da plataforma criada pela Nexoos, empresa do Grupo Ame/Americanas, vencedora da licitação municipal para desenvolvimento e operacionalização da ferramenta.

O CredSalvador, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), vai oferecer capacitação em empreendedorismo e gestão financeira, para aplicação nos próprios negócios.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp