Política

Caso Binho Galinha: saiba quando o presidente do Conselho de Ética será escolhido

Reprodução
O deputado Binho Galinha é suspeito de ser o chefe de uma organização criminosa que atual em Feira de Santana  |   Bnews - Divulgação Reprodução
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 10/04/2024, às 11h49 - Atualizado às 11h54


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado Adolfo Menezes (PSD), revelou, nesta quarta-feira (10), que o nome que vai presidir o Conselho de Ética para julgar o caso do deputado Binho Galinha (Patriotas) deverá ser decidido na próxima segunda-feira (15).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

“Ontem, nós nos reunimos com todos os líderes para ver o andamento. Na segunda já tem reunião novamente para decidir o presidente, eu considero que daí vai funcionar. Nós vamos também, a partir de segunda-feira, todos os líderes vão usar o procurador-geral de Justiça, Pedro Maia, vão solicitar um horário com a presidente do Tribunal da Justiça da Bahia para vermos isso”, revelou Menezes em entrevista à rádio A Tarde FM.

“É uma coisa nova para a Assembleia, um assunto muito delicado que envolve, segundo acusações que não tive acesso ao processo, muitos problemas de droga e crimes. Claro que cabe ao poder judiciário decidir a pena se for o caso, mas vamos tomar as providências que cabe à Assembleia”, acrescentou.

Adolfo Menezes reafirmou que a Alba não irá investigar o caso, trabalho de responsabilidade do Ministério e a Polícia Federal.

“Não cabe ao Conselho as investigações, a Assembleia não investiga, aí vamos trabalhar em conjunto com o que foi investigado pelo Ministério Público da Bahia e a PF. Não cabe à Assembleia as investigações”, disse o presidente da Alba.

“Nós nunca tivemos um caso semelhante, é uma questão nova para a assembleia por isso requer um pouco de paciência até porque é um assunto muito delicado que envolve, além de um processo parlamentar, envolve muita gente. Vamos ver o que conseguiremos fazer, não é fácil, é uma situação nova para a Casa, onde nunca tivemos a oportunidade de ter uma situação desta gravidade. Então, eu não posso adiar os passos, que não serão tomadas pelo presidente, serão tomados pelo Conselho, que foi indicado pelos membros da bancada da oposição e situação”, finalizou.

O Caso

O deputado estadual Binho Galinha virou alvo da PF no dia 7 de dezembro do ano passado, quando foi deflagrada a Operação El Patrón. O Ministério Público Federal (MPF) e a PF apontam o parlamentar como líder de uma organização criminosa que atua em Feira de Santana. Apesar disso, ele ainda não foi preso. Por outro lado, a sua esposa Mayana Cerqueira foi detida na última terça-feira (9).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp