Política

Caso das joias: perito revela detalhes sobre Rolex entregue a Jair Bolsonaro

Reprodução do Youtube
A joia, que faz parte do kit de ouro branco, tem uma luneta (parte ao redor da peça) com 184 diamantes  |   Bnews - Divulgação Reprodução do Youtube
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 21/08/2023, às 09h25


FacebookTwitterWhatsApp

Após peritos analisarem as joias recebidas ilegalmente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), revelações foram feitas sobre algumas peças entregues à Polícia Federal (PF).

De acordo com análise dos peritos, o Rolex recebido de presente pelo ex-presidente foi feito sob encomenda. A peça, que faz parte do kit de ouro branco, tem uma luneta (parte ao redor da peça) com 184 diamantes, e no mostrador (feito em madrepérola) as pedras preciosas ficam no lugar que seriam dos números.  

“Esse [o Rolex] é um relógio feito sob encomenda, de uma série especial e tem um calibre, mecanismo especial, para ele. Nesse caso foi muito fácil a gente identificar o relógio”, disse o perito criminal federal, Wilson Akira Uezu, em entrevista ao Fantástico.

De acordo com informações do Uol, o relógio, como mostrou a perícia, “também tem diversas camadas de segurança, desde números de série a símbolo gravados na peça, que comprovam a autenticidade dos itens”.

Além das peças femininas, o governo Bolsonaro também recebeu kits de joias feminino. Os conjuntos incluíam caneta, abotoaduras, anel, rosário islâmico e relógio.

Atendendo ao pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal de Guarulhos encaminhou a investigação sobre as joias de Bolsonaro para o Supremo Tribunal Federal (STF). O relator do caso será o ministro Alexandre de Moraes, que foi escolhido por meio de sorteio.

Até então o caso estava sendo tramitado em Guarulhos pois lá foi feita a apreensão das joias, no aeroporto, quando uma comitiva do Ministério de Minas e Energia tentou ingressar no Brasil com as peças sem passar pela Receita Federal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp