Política

Caso Isidório: David Miranda aciona MPF após falas homofóbicas de deputado baiano

Foto: Divulgação
Reportagem mostrou Isidório gritando frases homofóbicas contra internos da Fundação Dr. Jesus  |   Bnews - Divulgação Foto: Divulgação

Publicado em 23/06/2022, às 10h45 - Atualizado às 10h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público Federal foi acionado para investigar as falas homofóbicas do deputado federal baiano Pastor Sargento Isidório (Avante). As falas foram gravadas durante palestra dele para internos da Fundação Dr. Jesus, fundada pelo parlamentar, que foi alvo de reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, no último final de semana.

Numa das cenas exibidas, o deputado Pastor Isidório, que se diz “ex-homossexual”, zomba da orientação sexual dos internos. “Cabelinho quer rapá. Vai procurar um jegue. Você nasceu foi macho”, diz ele.

Leia mais

Em outro momento, o deputado fala de pessoas transgênero, associadas com algo “diabólico”. “Você deixou o Diabo lhe enganar. Você deixou o médico cortar seu pé de sofá. Ela só pensa que tem bilau. O Diabo diz ao homem que ele pode ser mulher, aí ele se veste todo, bota silicone”.

A representação foi aberta pelo também deputado federal David Miranda (PDT) e acusa Isidório de violação dos direitos humanos e diversos crimes de homofobia.

"É um absurdo que tenhamos um parlamentar, conhecedor das leis deste país, cometendo descaradamente o crime de homofobia. Não podemos mais aceitar isso. A Lei de Racismo criminaliza qualquer tipo de discriminação por conta de orientação sexual ou identidade de gênero", disse David Miranda, integrante da bancada LGBTQIA+ no Congresso.

Na ação, o deputado afirma que a Fundação de Isidório, a Dr. Jesus, adota práticas que violam os direitos humanos, com imposição de humilhações aos dependentes químicos atendidos pela instituição, que sofrem uma rotina de castigos, tendo sua orientação sexual reprimida, além de também não terem sua liberdade religiosa respeitada”.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp