Política

Cinco municípios vão escolher seus prefeitos e vice neste domingo; entenda e saiba quais são

Foto: Antonio Augusto/TSE
Em três estados, cinco municípios vão eleger novos prefeitos e vices para mandato até dezembro de 2024  |   Bnews - Divulgação Foto: Antonio Augusto/TSE

Publicado em 05/03/2023, às 07h12   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Tem eleição hoje e ao final deste domingo (5), novos prefeitos e vices vão comemorar a obtenção de um mandato! É isso mesmo que você entendeu. Mas não é em todo o Brasil: eleitores cinco municípios vão às urnas entre as 8h e 17h para eleições suplementares.

Capão do Cipó (RS), Iaciara (GO), Ipanguaçu (RN), Miraguaí (RS) e Redentora (RS) vão eleger prefeitos e vices com mandato até dezembro de 2024. Todas tiveram seus prefeitos cassados.

Estavam previstas também eleições suplementares nos municípios gaúchos de Caseiros e São Francisco de Assis, mas os pleitos foram suspensos por medidas liminares que terão efeito até o julgamento dos recursos dos prefeitos cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As eleições suplementare ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando decisão da Justiça Eleitoral importar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados.

Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp