Política

Com possível ida de Dino ao STF, PT já tem nome para o Ministério da Justiça; saiba quem

Ricardo Stuckert / PR
O atual comandante da pasta é o favorito para ser o sucessor de Rosa Weber na Suprema Corte  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 18/09/2023, às 09h02


FacebookTwitterWhatsApp

Diante do favoritismo de Flávio Dino para ocupar a vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF), aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já vem se articulando para indicar um nome para comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

De acordo com o blog de Andréia Sadi no portal g1, nomes como Augusto de Arruda Botelho (secretário de Justiça), Marco Aurélio Carvalho (advogado) e Jorge Messias (AGU) já vêm sendo cotados para assumir o ministério.

Ainda segundo a publicação, atualmente, o favorito do PT é Jorge Messias, que também teve o seu nome apontado pelo partido para o STF.

Ligado ao PSB, Botelho vem sendo cotado por representar uma continuidade da gestão Flavio Dino. Já Carvalho é o nome mais próximo do presidente Lula, de quem é conselheiro jurídico e coordena o grupo prerrogativas.

O entorno de Lula espera que ele defina o sucessor de Rosa Weber junto com o próximo procurador-geral da Republica (PGR), quando voltar de viagem dos EUA.

Apesar de ser apontado para a vaga no STF, Dino vem sendo cotado pelo campo progressista para sucessão presidencial. Como a expectativa de uma candidatura à reeleição de Lula, o ex-governador do Maranhão estaria trabalhando com cenário a partir de 2030.

Caso Dino assuma uma cadeira no STF e queira disputar a presidência, ele precisará deixar a Suprema Corte – o mais alto posto da magistratura.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp