Política

Com Seap na corda bamba, Jerônimo comenta novas mudanças em secretaria

Bnews
Jerônimo Rodrigues respondeu às graves denúncias que atingem o sistema prisional baiano e falou sobre mudanças na SEAP  |   Bnews - Divulgação Bnews
Antonio Dilson Neto e Anderson Ramos

por Antonio Dilson Neto e Anderson Ramos

Publicado em 30/04/2026, às 14h33 - Atualizado às 14h34



O governador Jerônimo Rodrigues (PT) subiu o tom nesta quinta-feira (30) ao comentar as graves denúncias que atingem o sistema prisional baiano e a recente prisão do ex-deputado Uldurico Junior (MDB).

Apesar do cenário de crise na Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), o gestor foi categórico ao afirmar que não haverá reestruturação na pasta. 

📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO BNEWS NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!

Mesmo com as falhas estruturais e éticas apontadas pelo MP-BA e a tentativa de fuga na Penitenciária Lemos Brito na última sexta-feira (24), o governador afirmou que confia no quadro técnico da pasta e ressaltou que a estratégia agora é o foco na qualificação interna: 

Quero destacar que nós estamos em um processo de investimento em capacitação de toda a equipe da SEAP e da Secretaria de Ações Criminais.

"Assim que a Polícia Civil fez investigação e identificou irregularidade, houve o afastamento dos responsáveis. Não houve qualquer desmazelo ou vazio. Trocamos a direção do presídio, abrimos um PAD, um processo administrativo, ela tá respondendo. Agora é justiça que tem que dar conta.

O governador se refere ao conteúdo da delação premiada da ex-diretora do  Conjunto Penal de Eunapólis, Joneuma Silva Neres, feita ao Ministério Público da Bahia (MP-BA).

Ela detalhou um suposto esquema envolvendo o ex-deputado federal Uldurico Júnior (MDB) e integrantes de uma organização criminosa atuante na região, que culminou na fuga de detentos do presídio.

Ainda conforme a colaboradora, o grupo teria atuado inicialmente na captação de votos entre presos provisórios, familiares e contatos externos. O esquema descoberto pelo MP-BA envolveria pagamento de R$ 100 por voto, intermediado por integrantes da facção.

Sobre a prisão de Uldurico Junior, Jerônimo foi taxativo ao afastar o ex-parlamentar da gestão estadual: "Uldurico não é do governo. Ele atuou como deputado, não está como deputado, ele está respondendo na Justiça".

Jerônimo finalizou dizendo que o governo vai combater qualquer irregularidade cometida por servidores. "Quem cometer qualquer situação irregular fora da lei, vai responder para o seu advogado e tudo, porque nós não pactuamos com qualquer tipo de ação irregular, principalmente no lado de segurança pública".

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)