Política

Conder se pronuncia após acusações de Rui Costa contra Zé Cocá

Arquivo/BNews
Confusão aconteceu após troca de acusações entre o governador Rui Costa e o secretário Luiz Caetano contra o prefeito de Jequié, Zé Cocá  |   Bnews - Divulgação Arquivo/BNews

Publicado em 15/07/2022, às 14h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após a confusão envolvendo a troca de acusações entre o governador Rui Costa (PT) e seu secretário de Relações Institucionais do Estado, Luiz Caetano, contra o prefeito de Jequié e presidente da União Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá (PP), em relação a supostos cancelamentos de convênios do Governo do Estado com prefeituras do interior, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) se pronunciou sobre o caso.

De acordo com o órgão, através do portal Bahia contra o Fake, o suposto cancelamento dos convênios para a realização de obras em municípios baianos, acompanhados de uma planilha com a relação de municípios, são falsos.

A Conder informa que mantém o compromisso com os municípios e esclarece que os convênios são instrumentos celebrados com as prefeituras municipais que viabilizam a realização de serviços públicos na área de infraestrutura urbana.

"Só neste ano de 2022, mais de 300 convênios já foram firmados para execução de obras de pavimentação e drenagem, construção de moradias e praças, além da reforma de equipamentos urbanos em diversas regiões. O diálogo com os gestores municipais, por meio de iniciativas como o fortalecimento da atuação dos consórcios regionais, sempre foi uma marca do governo estadual e assim permanecerá, visando atender as demandas por obras que melhorem a qualidade de vida da população baiana", diz a nota. 

O órgão esclarece ainda que, no último sábado (9), 60 novas licitações de obras já foram lançadas, com previsão de mais 100 licitações a serem divulgadas no próximo sábado (16) de novas obras em diversos municípios de toda a Bahia.

"Dessa forma, o compromisso da Conder permanece vigente. Conforme já alinhado, o município que optar por convênio, terá suas intervenções validadas através da assinatura dos termos e planos de trabalho atualizados. Enquanto que o município que optar por licitação direta pela Conder, terá seus pleitos publicados pelo órgão e as obras contratadas", completa o texto.

O assunto veio à tona após o secretário de Relações Institucionais do Estado, Luiz Caetano acusar o prefeito de Jequié e presidente da União Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá (PP), de compartilhar documentos falsos. O caso foi reiterado pelo governador Rui Costa que chamou o assunto de "mentiras, calúnias e desinformação".

Na quinta-feira (14), Zé cocá se pronunciou e afirmou que, em momento algum, "a UPB direcionou qualquer comunicado aos municípios, tão pouco divulgou lista ou documento referente ao cancelamento de convênios firmado pelo Governo do Estado, através da Conder, com as prefeituras".

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp