Política

Conheça Roberta Santana, nova secretária de Saúde da Bahia; veja perfil

Joilson César / BNews
Roberta Santana foi assessora de planejamento e gestão da Embasa e da Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia  |   Bnews - Divulgação Joilson César / BNews

Publicado em 19/12/2022, às 16h56   Eduardo Dias e Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

A nova secretária de Saúde da Bahia é Roberta Santana, de 45 anos, que, desde 2019, ocupa o cargo de chefe de Gabinete da pasta. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (18) pelo governador eleito, Jerônimo Rodrigues (PT). Ela ocupa funções estratégicas de gestão no Governo do Estado desde 2007.

De acordo com Roberta, Jerônimo tem deixado claro o papel das mulheres dentro do governo dele.

Ele trata com muito respeito e muita confiança. A gente tem um desafio grande, especificamente na Secretaria de Saúde. Eu, enquanto administradora, vou me munir de pessoas que possam, tecnicamente, auxiliar para que a gente faça o enfrentamento da política estadual de saúde”, disse em conversa com jornalistas.

Questionada sobre a situação da Covid-19 e uso de máscaras, a nova chefe da Sesab disse que, no momento, a recomendação é cuidar.

Estamos acompanhando os indicadores, hoje a gente está em um platô, o que é um ponto positivo, mas que nos deixa alerta. [...] Vamos entra nas festas de final de ano, reunião de família, então, [o recomendado é] cautela, distanciamento entre os idosos e utilização de máscara. Para o carnaval ainda é cedo para a gente falar. Os indicadores precisam ser monitorados para que a gente tenha um resultado efetivo”, disse.

Quem é Roberta Santana?

Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e mestre em Administração Estratégica (UNIFACS), Roberta Santana é especializada na área de Administração Pública, com ênfase em Planejamento e Gestão Estratégica. Membro do Grupo de Trabalho de Transição Governamental, Roberta exerceu papel importante na elaboração da proposta de reforma administrativa do Governo do Estado, já aprovada pela Assembleia Legislativa.

Além disso, nos últimos 16 anos, Roberta foi assessora de planejamento e gestão da Embasa e da Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (CERB); diretora-geral da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur); coordenadora da presidência da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder); diretora-geral da Secretaria Estadual da Educação (SEC) na gestão do então secretário Jerônimo Rodrigues; e, por fim, diretora-geral da Sesab, cargo que exerceu antes de assumir a Chefia de Gabinete da pasta.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp