Coronavírus

AL-BA aprova estado de Calamidade Pública de Feira de Santana, Camaçari e Lauro 

Arquivo / BNews
A apreciação remota aconteceu no mesmo molde da realizada na sessão que aprovou os pedidos da Bahia e de Salvador  |   Bnews - Divulgação Arquivo / BNews

Publicado em 01/04/2020, às 11h56   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, em sessão remota realizada na manhã desta quarta-feira (1) os pedidos de declarações de Calamidade Pública das cidades de Feira de Santana, Camaçari e Lauro de Freitas. A informação foi confirmada pela Assessoria de Comunicação da Casa. Os três prefeitos, Colbert Martins (MDB), Elinaldo (DEM) e Moema Gramacho (PT), respectivamente, enviaram as matérias semana passada a AL-BA. 

Inicialmente a votação aconteceria na terça-feira (31), mas foi prorrogada pelo presidente da Casa, deputado Nelson Leal (PP).

A apreciação remota aconteceu no mesmo molde da realizada na sessão que aprovou os pedidos da Bahia e de Salvador. O pepista presidiu o encontro da Presidência e os 62 deputados participaram via internet. A transmissão da sessão foi feita pela TV Assembleia. 

PEDIDOS - A publicação da mensagem feirense foi publicada no Diário Oficial da Casa da segunda (23), via edição extraordinária, conforme a ASCOM. Os pedidos de Camaçari e Lauro estão na edição desta quinta-feira (26). 

Elinaldo, por exemplo, prevê cenário de forte diminuição na arrecadação de tributos pelo município por causa do impacto da pandemia sobre a produção industrial no Polo Petroquímico, além do esvaziamento da atividade turística, encolhimento das receitas tributárias, bem como dos repasses constitucionais – um tombo estimado inicialmente em R$1,5 bilhão.

Os decretos de estado de Calamidade autorizam os Executivos locais a não cumprirem as metas fiscais do orçamento e seus gestores não serem penalizados. 

Nas mensagens enviadas ao Legislativo baiano, os prefeitos  reafirmaram a importância do isolamento social para a redução da propagação do coronavírus, apesar do baque econômico, financeiro e social que a quarentena vai gerar, bem como da realização de investimentos na malha de atendimento médico-hospitalar para atender com eficiência e dignidade aos cidadãos que precisarem.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags