Coronavírus

Wagner: "Não sou contra a CPI. Só considero seu momento inadequado"

Arquivo
Senador se manifestou sobre não ter assinado requerimento para abertura de investigação no Senado  |   Bnews - Divulgação Arquivo

Publicado em 12/04/2021, às 17h42   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Jaques Wagner (PT) se manifestou sobre a CPI da Covid, que será  será instalada compulsoriamente no Senado após decisão liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. Entre parlamentares os baianos, apenas o senador Otto Alencar (PSD) assinou o requerimento apoiando a abertura da investigação, que deve ter como alvo as ações do governo Jair Bolsonaro durante a pandemia.

No Twitter, Wagner jusficou porque não assinou o pedido. "Não sou contra a CPI. Só considero seu momento inadequado. Mas isso já está superado. O STF determinou e a comissão será instalada na próxima semana. E, obviamente, não irei me opor ao seu funcionamento", escreveu. Ele também compartilhou uma notícia do BNews, publicada no dia 5 de março, quando ele protocolou notícia-crime no STF contra Bolsonaro por omissão diante da pandemia de Covid-19

"Como já disse, todos sabemos quem é o responsável pela crise sanitária e humanitária. Por isso, apresentei em março uma notícia-crime para que o STF investigue a postura do presidente, que é réu confesso, insensato e insensível diante do sofrimento dos brasileiros e brasileiras", completou o parlamentar.

Otto deve ser indicado pelo PSD para a comissão. Com poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, a CPI pode convocar pessoas para depor, ouvir testemunhas, requisitar documentos e determinar diligências, entre outras medidas. Ao final dos trabalhos, a comissão envia à Mesa, para conhecimento do Plenário, relatório e conclusões. O relatório poderá concluir pela apresentação de projeto de lei e, se for o caso, suas conclusões serão remetidas ao Ministério Público, para que promova a responsabilização civil e criminal de eventuais infratores. 

Apesar de ter prazo de funcionamento de 90 dias, a CPI da Covid poderá ser prorrogada automaticamente desde que um requerimento com esse objetivo seja assinado por um terço dos membros do Senado, ou seja, 27 senadores.

Leia também:
Senador aliado de Bolsonaro consegue assinaturas para instalar CPI contra governadores e prefeitos

Coronel acredita que "CPI da Covid" também deve ser suspensa, assim como CPMI das Fake News

Kajuru divulga novo áudio em que Bolsonaro diz que "vai sair na porrada" com senador

Bolsonaro diz temer relatório 'sacana' de CPI da Covid que só investigue o governo federal

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp