Política

CPMI do 8 de janeiro é instalada pelo Congresso; saiba detalhes

Marcelo Camargo / Agência Brasil
A CPMI vai apurar responsabilidades sobre os atos do 8 de janeiro  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 26/04/2023, às 14h00   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar responsabilidades sobre os atos do 8 de janeiro foi instalada nesta quarta-feira (26) pelo presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Na sessão, Pacheco pediu que as bancadas fizessem a indicação dos membros que irão integrar a comissão. O colegiado será formado por 16 deputado e 16 senadores. No momento, estão em disputa a relatoria e a presidência da CPMI.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), quer emplacar um aliado como relator. Entre os nomes cotados estão os deputados Andre Fufuca (PP-MA) e Arthur Maia (União- BA). No senado, Renan Calheiros (MDB-AL) e Eduardo Braga (MDB-AM) são citados como possibilidades.

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) não vai tolerar que investigados se tornem investigadores na CPMI do 8 de janeiro. De acordo com ele, os governistas vão contestar caso a oposição indique parlamentares investigados pela invasão da sede dos Três Poderes, em Brasília, para a composição da comissão.

É indispensável que a CPMI não tenha investigados. Não vamos tolerar agentes que são objetos de investigações, seja de onde forem, seja do parlamento, seja de onde forem, como membro de CPI mista”, afirmou Randolfe.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp