Política
Integrantes do governo Lula têm visto com bons olhos as sinalizações que Elmar Nascimento, líder do União Brasil na Câmara, deu ao PT nas eleições municipais. Rival histórico dos petistas na Bahia, ele apoiou nomes da legenda no estado.
Segundo o jornal O Globo, interlocutores do presidente não descartam uma redistribuição dos cargos que o União tem hoje no governo para contemplar o parlamentar.
Ainda de acordo com a publicação, mesmo que não tenha conseguido o apoio do governo e do PT para ser candidato a presidente da Câmara, Elmar recalculou e agora quer ser ministro, segundo integrantes do União e do Planalto que têm mantido conversas com ele. Procurado, Elmar negou negociações neste sentido.
Apesar da aproximação do líder do União na Câmara com o governo, o presidente do partido, Antonio Rueda, tem incentivado a movimentação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, para concorrer ao Palácio do Planalto. Uma ala da legenda diz que é impossível apoiar Lula e que há maioria a favor da pré-candidatura de Caiado, prevista para ser lançada no início do ano que vem.
Ainda assim, o governo aposta nos acenos a Elmar e nos ministros filiados à sigla, Celso Sabino, do Turismo, e Juscelino Filho, das Comunicações, para pelo menos garantir a neutralidade do União Brasil e impedir o partido de estar com uma candidatura de oposição a Lula. Outra estratégia será buscar alianças estaduais com o partido, com costuras que podem envolver apoio a candidaturas ao Senado ou aos governos locais.
Troca de partido
As especulções surgem no momento em que Elmar mostra insatisfação com o União Brasil. Informações dos bastidores apontam que o deputado não descarta mudar de partido até as eleições de 2026.
Classificação Indicativa: Livre
Lançamento com desconto
famoso copo
Muito barato
Top dos Tops
Café perfeito