Política
por Héber Araújo
Publicado em 05/09/2026, às 19h35
O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), se posicionou contra o pedido de liberdade para o ex-presidente Jair Bolsonaro. A votação do magistrado ocorreu neste sábado (5), acompanhando o voto da ministra Cármen Lúcia, que também já havia votado por manter o ex-mandatário preso.
Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp
O pedido de habeas corpus foi apresentado pelo advogado Claudio Leme Cavalheiro, que não faz parte da equipe de advogados do político. Na solicitação o jurista alegou constrangimento ilegal no processo contra Bolsonaro e pediu que a Suprema Corte reconheça a pratica de “coação ilegal à liberdade”.
A ministra Cármen Lúcia foi relatora do caso e, em seu voto, argumentou que “não há sequer lastro probatório do alegado pelo impetrante”. "Qualquer pessoa, mesmo sem autorização, detém legitimidade ativa para impetrar ação de habeas corpus, desde que, por óbvio, não o faça contra a vontade do paciente [a pessoa restrita de liberdade]”, destacou ela. Ela já havia negado o primeiro pedido em 24 de agosto.
Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos de prisão, após o STF entender que o político liderou um grupo para coordenar uma trama para mantê-lo no poder, depois de ser derrotado nas eleições de 2022. Atualmente, o ex-presidente está em prisão domiciliar, devido a condições médicas crônicas que possui.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube
Classificação Indicativa: Livre
Baita desconto
som poderoso
Smartwatch top
Imperdível
som poderoso