Política

Datafolha: 8 em cada 10 brasileiros apoiam a redução da maioridade penal

Ricardo Stuckert / PR - Carlos Moura / Agência Senado
Entre os eleitores de Flávio Bolsonaro, 89% apoiam a mudança, enquanto 70% dos eleitores de Lula também são favoráveis  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR - Carlos Moura / Agência Senado
Yuri Pastori

por Yuri Pastori

yuri.pastori@bnews.com.br

Publicado em 17/10/2026, às 07h21



Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (17) mostra que oito em cada dez brasileiros são favoráveis a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Em comparação ao levantamento anterior, os números da pesquisa mostram uma estabilidade e que a medida tem o respaldo da maioria em todos os segmentos sociais.

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Entre os eleitores de Flávio Bolsonaro (PL), o apoio à mudança no Código Penal é de 89% e alcança 70% entre os apoiadores do atual presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Apesar do apoio maciço na população, 26% dos jovens entre 16 e 24 anos são contra a redução da maioridade penal. Entre as pessoas mais qualificadas, que possuem ensino superior, o percentual de contrariedade é de 22%.

O tema ganhou repercussão na reta final do segundo turno após Lula defender a punição para crimes hediondos aos 16 anos. O candidato do PL propõe o endurecimento das penas de forma geral.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)