Política

Datafolha: Bolsonaristas avançam, petistas recuam e grupos empatam pela primeira vez

Reprodução TV Globo
Os petistas e bolsonaristas somados representam 70% da população  |   Bnews - Divulgação Reprodução TV Globo

Publicado em 18/06/2025, às 06h38   Rebeca Santos



Pela primeira vez desde o início da série histórica do Datafolha, em dezembro de 2022, o percentual de brasileiros que se declaram bolsonaristas se igualou ao de petistas. 

Os dados mostram que 35% da população se identifica com o PT, enquanto outros 35% apoiam Jair Bolsonaro (PL).

O grupo que se declara próximo ao partido do presidente Lula (PT) caiu de 39% para 35% desde abril. Enquanto isso, os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) subiram de 31% para 35%, atingindo seu maior patamar no período.

A pesquisa, realizada nos dias 10 e 11 de junho, ouviu 2.004 pessoas em 136 municípios, com margem de erro de dois pontos percentuais. 

O empate técnico entre os dois grupos polarizados indica uma mudança no cenário político, em levantamentos anteriores, as variações ficavam dentro da margem de erro.

Os petistas e bolsonaristas somados representam 70% da população. Outros 20% se consideram neutros (responderam "três" na escala de identificação), 7% não se identificam com nenhum dos lados e 2% não souberam responder.

A queda no número de petistas coincide com a reprovação recorde do governo Lula. Na última semana, o Datafolha mostrou que 40% avaliam sua gestão como ruim ou péssima, enquanto apenas 28% a consideram boa ou ótima – o pior índice em seus três mandatos.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)