Política

Defesa de Augusto Heleno 'corrige' perícia e revela verdadeiro quadro sobre Alzheimer do general; confira

Marcos Corrêa/PR
General Augusto Heleno tem diagnóstico de Alzheimer atualizado  |   Bnews - Divulgação Marcos Corrêa/PR
Bruna Rocha

por Bruna Rocha

Publicado em 30/11/2025, às 18h26



A defesa do general e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o militar foi diagnosticado com Alzheimer no início deste ano e não em 2018, como constou anteriormente em documentos apresentados.

A manifestação foi enviada após o ministro Alexandre de Moraes questionar a documentação entregue à Corte e solicitar comprovações sobre a doença antes de decidir se acata o pedido de transferência de Heleno do Comando Militar do Planalto para prisão domiciliar.

“Em nenhum momento esta defesa técnica afirmou que o requerente possuía a doença de Alzheimer desde o ano de 2018. O único local em que essa informação aparece é no laudo de corpo de delito realizado no cumprimento do mandado de prisão do requerente”, afirmou a defesa.

O Exército havia informado ao STF, após o exame, que o general convive com Alzheimer desde 2018. Contudo, a defesa sustenta que Heleno recebe acompanhamento médico e psiquiátrico desde aquele ano, mas que o diagnóstico formal da doença só ocorreu no início de 2025.

A defesa atribui o erro a um possível equívoco do perito: “O que provavelmente ocorreu foi um equívoco por parte do perito ao indagar o requerente sobre seu estado de saúde, considerando que apresenta diagnóstico de Alzheimer e não tem condições de explanar sobre marcos temporais”.

Augusto Heleno foi condenado, em setembro, a 21 anos de prisão em regime inicialmente fechado por participação no plano de golpe de Estado de 2022.

O general começou a cumprir pena na terça-feira (25), após determinação do STF. Seu advogado, Matheus Milanez, argumenta que a idade avançada e o diagnóstico de Alzheimer justificariam a concessão da prisão domiciliar.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifestou favoravelmente à concessão da prisão domiciliar ao general na sexta-feira (28).

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)