Política

Deputada pede a PGR que investigue Tarcísio de Freitas; saiba motivo

Divulgação
O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, também é alvo do pedido  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 04/12/2024, às 11h11   Cadastrado por Daniel Serrano



A deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL-SP) ingressou com uma notícia-crime junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) para que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas e o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, sejam investigados pelos assassinatos de dois homens por policiais militares em São Paulo que aconteceram nesta semana. A informação é da coluna de Lauro Jardim, no Globo.

De acordo com a publicação, Luciene aponta para os supostos crimes contra a humanidade, de genocídio e o descumprimento de decisão vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação as câmeras corporais em uniformes policiais.

A notícia-crime faz referência à execução do jovem negro Gabriel Renan Soares, de 26 anos, morto com 11 tiros pelas costas depois de ter furtado dois produtos de um mercado, e à morte de um homem, arremessado de uma ponte por um PM. A deputada defende que os casos não devem ser tratados como episódios isolados. No documento, a Luciene defende que houve um aumento significativo de mortes causadas pelas ações policiais no governo Tarcísio, especialmente de negros e que moram em áreas periféricas.

A parlamentar diz ainda que o governo de São Paulo descumpriu o compromisso que firmou com o STF por não cumprir o uso obrigatório de câmeras corporais por todos os agentes em operações. Ela alega ainda também que Tarcísio e Derrite "alteraram, unilateralmente, os protocolos de uso das câmeras, permitindo gravações seletivas ao invés de contínuas, esvaziando, assim, o propósito de transparência e controle preventivo de abusos".

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)