Política

Deputada solicita aviões da FAB para resgatar brasileiros deportados dos EUA; saiba mais

Divulgação
Medida da deputada é semelhante à decisão do presidente da Colômbia  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 27/01/2025, às 15h20   Luana Neiva



Em meio a uma alta de deportação de brasileiros dos Estados Unidos, a deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL) pediu ao Itamaraty que disponibilize aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para ir buscar deportados no país. A informação é da coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles.

O pedido foi feito no domingo (26), através de um ofício enviado ao chanceler Mauro Vieira. No documento, a deputada afirma que os brasileiros foram deportados dos Estados Unidos “em condições degradantes, sendo algemados nos pés e nas mãos”.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews
“Diante da reincidência dessas práticas e visando assegurar a integridade e a dignidade de nossos compatriotas, solicito a Vossa Excelência que sejam envidados esforços para que as próximas repatriações de brasileiros deportados dos Estados Unidos sejam realizadas por meio de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). Essa medida garantiria o cumprimento dos princípios constitucionais de dignidade da pessoa humana (art. 1º, III, da Constituição Federal) e de proteção aos direitos fundamentais”, escreveu a deputada.

A medida da deputada é semelhante à decisão do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que se recusou a aceitar o voo americano com os repatriados, mas anunciou que enviaria o avião presidencial para buscar os colombianos nos Estados Unidos.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)