Política

Deputado baiano faz apelo a Lula para reverter decisão polêmica do Governo Bolsonaro; entenda

Juliana Andrade/ALBA
Decisão polêmica do governo Bolsonaro alvo do deputado baiano foi tomada em 2021  |   Bnews - Divulgação Juliana Andrade/ALBA

Publicado em 11/06/2023, às 08h33   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) apresentou uma indicação ao presidente Lula (PL) em que defende a reestatização da RefinariaLandulpho Alves – Mataripe, localizada no município de São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Em março de 2021, a Petobras - durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) - promoveu a privatização do equipamento para o Fundo de Árabe de Investimento Mubadala Capital, pelo valor de US$1,65 bi. A refinaria passou a ser operada pela empresa Acelen.

Na justificativa, o psolista, além de propor a imediata reestatização do equipamento, devolvendo as operações para a Petrobrás, afirmou que deve se priorizar o uso estratégico da produção e refino de petróleo, no país, em benefício dos interesses dos brasileiros e do mercado interno.

“É importante ressaltar que a privatização não foi apenas da planta produtiva da Refinaria. O terminal marítimo, chamado Madre de Deus, também foi envolvido na transação, sendo um terminal com cinco pontos de atracação, que leva o petróleo até a refinaria", disse Hilton Coelho.

"Uma parte da produção da RLAM é escoada através de 700 km de dutos, que levam os produtos derivados para outros terminais. A magnitude desta estrutura não foi considerada no momento da venda”, completou o parlamentar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp