Política

Deputado baiano pede que Lula demita presidente do Banco Central: “Crime de lesa-pátria”

Divulgação
Deputado baiano afirmou que os juros praticados pelo sistema financeiro beiram a agiotagem  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 21/06/2023, às 20h17   Cadastrado por Lula Bonfim


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Félix Mendonça Jr. (PDT-BA) pediu, nesta quinta-feira (21), a demissão do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, e de toda a diretoria da instituição financeira. Segundo ele, a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do banco de manter a taxa básica de juros (Selic) no "patamar altíssimo" de 13,75% "se assemelha a um crime de lesa-pátria".


"A independência do Banco Central tem limites estabelecidos na legislação. Caso a instituição não cumpra com suas obrigações, não atue em defesa do país, a exoneração da diretoria pode ser solicitada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Senado. Algo precisa ser feito urgentemente porque a prioridade do BC é enriquecer os banqueiros do país, os únicos a quem interessa os juros altos", afirmou Félix, que é presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico (CDE) da Câmara  dos Deputados.


O parlamentar baiano avaliou ainda que o governo federal e o Congresso Nacional têm feito sua parte para assegurar a redução da taxa de juros.


"A inflação caiu, há sinais de retomada de crescimento, aprovamos o novo marco fiscal e caminhamos a passos largos para que a reforma tributária saia do papel a partir de julho. O ambiente é favorável e ninguém entende essa política perversa do Banco Central, que prejudica o trabalhador e o empreendedor brasileiro", criticou o deputado.


Para o presidente estadual do PDT, os juros adotados pelo sistema financeiro beiram a agiotagem. "Por isso os bancos têm tanto interesse em emprestar dinheiro ao governo, fazendo com que aumente a nossa dívida pública e eles lucrem cada vez mais com os juros exorbitantes", concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp