Política

Deputado bolsonarista do PL associa eleição de Lula no Nordeste ao analfabetismo

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Deputado Gustavo Gayer usou suas redes sociais para fazer a publicação xenofóbica  |   Bnews - Divulgação Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Publicado em 07/06/2023, às 21h27   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) fez uma associação xenofóbica nesta quarta-feira (7) em seu twitter. Ele associou as taxas de analfabetismo de estados do Nordeste à quantidade de votos recebida pelo presidente Lula (PT) na eleição de 2022. O petista derrotou Jair Bolsonaro (PL) em todos os estados da região naquela ocasião.

Na publicação, Gayer compartilha um vídeo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019 para demonstrar números sobre o analfabetismo em todas as regiões do país e dá a entender que as taxas dos estados nordestinos justificam o êxito de Lula na região.

"Só pega esse mapa e cruza com o mapa de onde o LULA teve mais votos por favor", escreveu o deputado. No entanto, os dados apresentados no vídeo apresentam divergências tanto com o número mais recente divulgado pela Pnad quanto com as taxa divulgadas à época pela imprensa.

Nesta quarta-feira, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) divulgou que a taxa de analfabetismo no Nordeste atinge 11,7% da população.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp